Vantagens e Desvantagens

VANTAGENS:

            O Linux é sem dúvida a melhor opção de Unix para PC, pois possui todas as características de um UNIX moderno, tais como: multitarefa real, multiusuário, memória virtual, biblioteca compartilhada, interface gráfica (X Windows), entre outros. O Linux possui centenas de comandos embutidos, chamados utilitários e ferramentas, cada ferramenta é um programa distinto, destinado a fazer uma tarefa específica de forma rápida e eficaz. Como é um sistema aberto é extremamente flexível (o utilizador tem acesso ao fonte do sistema) é outro ponto positivo.
            Diversos grupos de estudo do Linux no mundo inteiro garantem actualizações do software praticamente mensais. Além disto, cada nova versão contem dispositivos periféricos que são lançados no mercado.
            O Linux tem um excelente mercado a nível académico, o que faz com que possa haver constantes melhoras no software, pois grande parte dos melhores professores/pesquisadores de sistemas operacionais colaboram para o seu desenvolvimento tecnológico.

DESVANTAGENS:

            O suporte técnico é um dos pontos fracos do sistema, é feito basicamente através da Internet. Além disto, a documentação do Linux é escassa, apesar de já haver muitas revistas do género e maioritariamente a informação vem de fontes na Internet.  
O número de aplicativos é limitado e não existe perspectiva de entrada de grandes companhias de software desenvolvendo aplicativos para Linux, sem aplicativos não há como um sistema se tornar popular no mundo dos PCs.
            O sistema de arquivos varia de uma distribuição para outra, tornado difícil a vida do administrador de sistema, que muitas vezes tem dificuldade de descobrir o que é essencial em cada subdirectoria, limpar, criar, preparar, verificar, encontrar e montar outros sistemas de arquivos (possivelmente em máquinas remotas), todas estas tarefas podem ser dificultadas se não encontrarmos os arquivos aonde esperamos.
            A administração e a operação de um modo geral é bem mais complexa em um ambiente Unix, inclusive o Linux, do que no ambiente DOS/Windows, o que dificulta sua popularização.